
Comunicação Interpessoal e Assertividade para Assistentes Operacionais turma B3/25PND
Apresentação
• Em função do plano de atividades: A comunicação é uma competência transversal que tem impacto direto na forma como nos relacionamos com os outros. Assim, é essencial conhecer os elementos básicos do processo comunicacional e compreender os diferentes estilos de comunicação e qual o impacto que cada um pode ter nas relações interpessoais, refletindo sobre a forma como comunicamos e adaptá-las aos diferentes contextos e públicos-alvo. • Em função dos destinatários: Os assistentes operacionais comunicam diariamente com diferentes pessoas dentro do espaço escolar (professores, técnicos, alunos, famílias) pelo que é determinante refletirem sobre a sua comunicação, compreendendo os diferentes estilos existentes e os benefícios da assertividade na comunicação com os outros. A presente ação de formação pretende dotá-los de competências comunicacionais assertivas, de forma a que sejam capazes de comunicar eficazmente com os diferentes públicos-alvo, adaptado o seu discurso e linguagem de acordo com o contexto e o recetor da mensagem.
Destinatários
AO - Assistente operacional
Objetivos
• Identificar os elementos básicos do processo comunicacional no contexto escolar; • Reconhecer os fatores determinantes para a eficácia da comunicação entre profissionais, alunos e famílias; • Compreender os diferentes estilos de comunicação e os seus impactos nas relações profissionais; • Desenvolver competências de comunicação assertiva adequadas ao exercício das funções de assistente operacional; • Aplicar estratégias comunicacionais na mediação de conflitos e no trabalho em equipa.
Conteúdos
Comunicação interpessoal em contexto escolar • Elementos básicos do processo comunicacional. • Determinantes da comunicação eficaz. • Papel da comunicação no exercício das funções dos Assistentes Operacionais. • Comunicação verbal, não verbal e paraverbal: adequação às diferentes situações educativas. • Escuta ativa e empatia como competências relacionais. Elementos e fatores do processo comunicacional • Elementos da comunicação (emissor, recetor, mensagem, canal, código, ruído, …) • Condições facilitadoras de uma comunicação clara e eficaz. • Impacto do contexto organizacional e emocional na comunicação. Estilos comunicacionais • Tipos de estilos: passivo, agressivo, passivo-agressivo (manipulador) e assertivo. • Comportamentos típicos associados a cada estilo. • Consequências práticas dos estilos de comunicação na relação com crianças, jovens, profissionais e famílias. • Identificação do estilo pessoal de comunicação. Assertividade como competência profissional • Definição e princípios da assertividade no contexto educativo. • Componente emocional da assertividade: gestão de emoções, autorregulação e respeito mútuo. • Técnicas de comunicação assertiva. Comunicação no trabalho em equipa e na relação com a comunidade educativa • A comunicação como instrumento de coesão e colaboração. • Papel dos AOs na promoção de um ambiente relacional positivo. • Estratégias para a melhoria da comunicação interna e externa. • Atendimento ao público. • Contributos da comunicação assertiva para o bem-estar da comunidade educativa.
Metodologias
• Atividades práticas, participativas e colaborativas (jogos, simulações, dinâmicas de grupo). • Estudode casos reais do quotidiano escolar. • Reflexões partilhadas, valorizando o saber-experiência dos participantes. • Produção de recursos simples que possam ser replicados nas escolas (cartazes, planos de atividades, propostas de intervenção).
Modelo
Questionário Final de Avaliação da Formação
Bibliografia
Alzate, R. (2005). Resolução de conflitos: transformação da escola. In E. Vinyamata, Aprender a partir do conflito (pp. 51-63). Porto Alegre: Artmed. CHALVIN, Dominique, L’affirmation de soi(5ª Ed.), Les Editions E.S.F., Paris, 1989, pp. 4-7 Francisco, A. M. ., Barbosa, . J. de S., &Puhl, . C. (2021). Falhas de comunicação dentro das organizações. Revista Tecnológica Da UniFatec-PR, 11(1). Recuperado de http://chamadosfatecpr.com.br/revista/index.php/fatec/article/view/3 Machado Júnior, P. P., &Fellipelli, A. (2013). Tipos psicológicos e estilos de comunicação. Sumários Revista Da ESPM, 15(1), 56–59. Recuperado de https://bibliotecasp.espm.br/espm/article/view/1168 Morgado, C., & Oliveira, I. (2009). Mediação em contexto escolar: transformar o conflito em oportunidade. Exedra, (1), 43–56. Silva, L. M. G. da ., Brasil, V. V., Guimarães, H. C. Q. C. P., Savonitti, B. H. R. de A., & Silva, M. J. P. da .. (2000). Comunicação não-verbal: reflexões acerca da linguagem corporal. Revista Latino-americana De Enfermagem, 8(4), 52–58. https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000400008