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Lideranças intermédias – Perfis de lideranças, modalidades de supervisão e regulação das práticas (FaD) turma 22/25

Apresentação

Efetuado o levantamento de necessidades junto das escolas associadas deste Centro de formação, sinalizou-se a pertinência de integrar no plano de formação ações que sensibilizassem os docentes para a necessidade de implementar estilos de lideranças ressonantes, democráticas, distributivas e transformacionais. As razões justificativas prendem-se com o facto: i) Dos perfis e estilos de lideranças serem determinantes no exercício do cargo dos coordenadores das estruturas; ii) As lideranças intermédias são também responsáveis pela implementação de um plano de acção estratégica, bem como pelo desenvolvimento de modelos de ação/reflexão /supervisão, conducentes à promoção de culturas de trabalho de proximidade com vista à promoção do sucesso educativo; iii) O desempenho das funções coordenador de ciclo, departamento, grupo disciplinar/ recrutamento e conselho de directores de turma, entre outros, submete à planificação, desenvolvimento e avaliação de ações conjuntas com impactos diferenciados nas estruturas escolares. iv) Necessidade de lideranças aglutinadoras capacitadas para instigar dinâmicas de atuação conducentes à aferição de competências a desenvolver transversalmente, intra, inter e multidisciplinarmente em convergência com os documentos estruturantes e orientadores da ação educativa e simultaneamente capazes de efetuar uma articulação os currículos de modo vertical e horizontal; v) Solicita-se também aos líderes capazes de mobilizar vontades, emancipar, comprometer e conduzir os outros ao planeamento, à reflexão, à regulação e à avaliação dos produtos alcançados, disseminação das boas práticas e da melhoria institucional dos espaços escolares. Registo de acreditação anterior CCPFC/ACC-83420/15

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Analisar o conceito de liderança na sua polissemia sociológica, política e organizacional; . Explorar o binómio liderança e comunicação assertiva e os seus impactos locais/setoriais e organizacionais; . Perspetivar o poder e o alcance das lideranças transformacionais, ressonantes e transacionais; . Analisar os estilos de liderança em articulação com o desenvolvimento de diferentes modalidades de Supervisão; . Avaliar a importância e os impactos da implementação de culturas de trabalho colegiais; . Apresentar modos de planeamento e estratégias facilitadoras da programação, articulação curricular, implementação e regulação de atividades conjuntas; . Construir materiais que permitam aos líderes e respetivos pares trabalhar competências diversificadas com um propósito conjunto – a melhoria das aprendizagens dos alunos, regulando os seus processos; . Analisar os condicionalismos inerentes ao exercício do cargo de líder intermédio, bem como as formas de minimizar os impactos; • Apresentar propostas de melhoria i) Pressões e expetativas face ao desenvolvimento do trabalho dos líderes e dos seus pares, segundo os critérios da eficácia e da eficiência.

Conteúdos

Analisar o conceito de liderança na sua polissemia sociológica, política e organizacional; . Explorar o binómio liderança e comunicação assertiva e os seus impactos locais/setoriais e organizacionais; . Perspetivar o poder e o alcance das lideranças transformacionais, ressonantes e transacionais; . Analisar os estilos de liderança em articulação com o desenvolvimento de diferentes modalidades de Supervisão; . Avaliar a importância e os impactos da implementação de culturas de trabalho colegiais; . Apresentar modos de planeamento e estratégias facilitadoras da programação, articulação curricular, implementação e regulação de atividades conjuntas; . Construir materiais que permitam aos líderes e respetivos pares trabalhar competências diversificadas com um propósito conjunto – a melhoria das aprendizagens dos alunos, regulando os seus processos; . Analisar os condicionalismos inerentes ao exercício do cargo de líder intermédio, bem como as formas de minimizar os impactos; • Apresentar propostas de melhoria i) Pressões e expetativas face ao desenvolvimento do trabalho dos líderes e dos seus pares, segundo os critérios da eficácia e da eficiência.

Metodologias

Exploração de documentação escrita e audiovisual. Elaboração de análises swott (discussão, validação e avaliação das variáveis em presença). Exploração, debate e análise de temas relacionados com a centralidade do conceito de liderança – diferentes modelos e perspetivas. Leitura, análise e discussão de temas e problemas presentes em artigos académicos: António Nóvoa, Daniel Goleman, Isabel Alarcão, João Formosinho, Jorge Adelino Costa e Maria do Céu Roldão. Produção escrita, realizada pelos formandos, que reflita o grau de apropriação dos conteúdos explorados, no decorrer da formação, e com aplicação ao nível das suas práticas profissionais e no desempenho das suas funções de coordenação.

Avaliação

Os formandos serão avaliados, individualmente, com base na sua participação nas sessões (análise e discussão dos temas em destaque), no envolvimento e na qualidade dos trabalhos realizados e apresentados em contexto da formação, bem como através da elaboração de um relatório síntese onde evidenciem o impacto do tema no desempenho do cargo e na sua prática docente. Os formandos serão avaliados de 1 a 10 valores e de acordo com os critérios definidos pela Comissão Pedagógica do Centro de Formação. Consideramos que esta proposta de formação se enquadra no disposto no Despacho n.º 779/2019de 2019-01-18

Bibliografia

ALARCÃO, Isabel. (2004), Professores reflexivos em uma escola reflexiva. S. Paulo: Cortez EditoraALARCÃO, I. e ROLDÃO, M. C. (2008), Supervisão: um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Mangualde: Edições Pedago.ALARCÃO, Isabel (2007). (org.) Escola reflexiva e Supervisão. Uma Escola em Desenvolvimento e AprendizagemGOLEMAN, Daniel; Boyatzis, Richard, e Mckee, Annie (2002), Os novos líderes. A inteligência emocional nas organizações, Lisboa: GradivaHAMIDO, G. (2007), A escola, ecologia viva e reflexiva: o poder de mudar. Interacções. Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Santarém. Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. nº.7, (pp. 141-178

Formador

Ana de Lurdes Videira Sérgio

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-11-2025 (Segunda-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Online síncrona
2 10-11-2025 (Segunda-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Online síncrona
3 17-11-2025 (Segunda-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Online síncrona
4 21-11-2025 (Sexta-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Online síncrona
5 24-11-2025 (Segunda-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Online síncrona
6 28-11-2025 (Sexta-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Online síncrona
7 05-12-2025 (Sexta-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Online síncrona
8 12-12-2025 (Sexta-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Online síncrona
Início: 03-11-2025
Fim: 12-12-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135207/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: online

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