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Filosofia com crianças e jovens – lógicas de cooperação e de articulação do trabalho escolar no pré-escolar e primeiro ciclo turma 23/25

Apresentação

As escolas associadas ao Centro Novafoco sinalizaram nos planos de formação ações prioritárias no âmbito da capacitação dos educadores de infância e professores do 1.º ciclo na criação de instrumentos e desenvolvimento de metodologias de trabalho reflexivas, com as crianças e jovens, como ações estratégicas promotoras da construção de um pensamento crítico e facilitadoras das aprendizagens dos alunos (saber ser, pensar, saber fazer). De articulação curricular multidisciplinar possibilitadora da emergência de um conjunto de competências, a desenvolver pelas crianças e jovens e no desenvolvimento de processos de questionamento, reflexão e análise de situações problema que viabilizem a formação e a estruturação de espaços e tempos de debate, argumentação e resolução de problemas.

Destinatários

Professores dos Grupos 100 e 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.

Objetivos

Explorar e produzir materiais e de instrumentos facilitadores de práticas que permitam às equipas educativas trabalhar competências diversificadas em parceria com as crianças e jovens com um propósito conjunto – a capacitação das crianças e jovens para o pensamento reflexivo, crítico e para a resolução de problemas Capacitar os jovens para a mediação e resolução de problemas e conflitos entre pares Promover o espírito argumentativo e reflexivo dos jovens Capacitar os jovens para a tomada de decisões Fomentar a autonomia Promover a autoestima e entreajuda das crianças.  Realizar atividades que fomentem a formação cívica.

Conteúdos

1. Exploração do conceito de colaboração como ação reflexiva, negociada e participada, níveis de implicação no desenvolvimento das ações e capacitação dos educadores e docentes do 1.º ciclo. 2. Exploração de múltiplos recursos e desenvolvimento de metodologias de base para o trabalho com as crianças e os jovens: • A escolha de uma temática / questão • O diálogo socrático (saber perguntar, devolver e reformular) • Saber mediar a diversidade das opiniões, gerir espaços e tempos de pergunta e de resposta • Saber agregar, reunir e sistematizar os argumentos apresentados • Aprender a gerar e a gerir emoções (pathos) • Propiciar um ethos /clima de conversação agradável e promissor em termos da interiorização progressiva de saberes e de regras • Promover a colaboração dos pais na qualidade de mediadores das aprendizagens • Programar atividades de modo articulado e sequencial tendo por referencial o conjunto das aprendizagens e das competências a desenvolver nas crianças e jovens. (14 horas) 3. As equipas educativas - a (re) construção do currículo e as dinâmicas de ação – O (re) centrar das questões nas aprendizagens do (s) aluno(s). 4. A (re) construção de planos de ação (Programa de Filosofia com crianças) e a adoção de instrumentos de registo necessários para a monitorização dos processos e dos resultados. (4 horas) Constrangimentos e oportunidades…. 5. Condicionalismos organizacionais e gramática escolar: os espaços e tempos - formais e informais – da colegialidade institucional à colegialidade educacional. 6. (3 horas) 7. As práticas colaborativas ao serviço da criação de instrumentos de autorregulação das práticas docentes e discentes no âmbito do programa de Filosofia para crianças e os seus com impactos na organização escolar. (4 horas)

Metodologias

Exploração de documentação escrita e audiovisual Produção escrita em contexto de formação que reflita o grau de apropriação dos conteúdos explorados no decorrer da formação com aplicação ao nível das suas práticas profissionais. Desenvolvimento de atividades com base num roteiro de questões guia para reflexão e subordinadas às seguintes áreas temáticas: Quem sou eu? O que é a amizade? O que é o amor? O que é o medo? O que é a liberdade? O que é a felicidade? O que é a morte? O que é o bem e o mal? O que é a arte e a beleza? As atividades a desenvolver partem da exploração e análise de estórias, dilemas, notícias e objetos estéticos de modo a capacitar os atores educativos para o pensamento dialógico socrático (pergunta/resposta) conduzindo-os a refletirem sobre, formar a sua opinião e partir para o debate.

Avaliação

Os formandos serão avaliados com base na participação nas sessões, no envolvimento nos trabalhos ao longo do curso, bem como na elaboração de um relatório individual que traduza o contributo da formação para a alteração de algumas práticas docentes. Os formandos serão avaliados de 1 a 10 valores e de acordo com os critérios definidos pela Comissão pedagógica do centro de Formação.

Bibliografia

GAZZARD, Ann. A Filosofia para crianças e a disciplina de filosofia. In: A Filosofia e o Incentivo à Investigação Filosófica. Coleção Pensar - vol. IV - São Paulo: Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, 1997.Guerra, M. (2000). A Escola que aprende. Porto: Asa.LIPMAN, M. (1995). O Pensar na Educação; trad.: Ann Mary Fighiera Perpétuo. - Petrópolis, RJ: Vozes,LIPMAN, M. (1990). A filosofia vai à escola; trad.: Maria Elice de Brzezinski Prestes e Lucia Maria Silva Kremer. - São Paulo: Summus.LIPMAN, M. (1995). A Filosofia e o desenvolvimento do raciocínio. In: A Comunidade de Investigação e o Raciocínio Crítico. Coleção Pensar – vol .I - São Paulo: Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças.

Formador

Ana de Lurdes Videira Sérgio

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-11-2025 (Terça-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Online síncrona
2 18-11-2025 (Terça-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Online síncrona
3 25-11-2025 (Terça-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Online síncrona
4 02-12-2025 (Terça-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Online síncrona
5 09-12-2025 (Terça-feira) 18:45 - 22:00 3:15 Online síncrona
6 11-12-2025 (Quinta-feira) 18:45 - 22:00 3:15 Online síncrona
7 16-12-2025 (Terça-feira) 18:45 - 22:00 3:15 Online síncrona
8 18-12-2025 (Quinta-feira) 18:45 - 22:00 3:15 Online síncrona
Início: 11-11-2025
Fim: 18-12-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135203/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: online