
Gestão e mediação de conflitos em contexto escolar - mód. III turma ACD 17/25
Apresentação
“O conflito é intrínseco ao ato de viver/conviver, faz parte da nossa história pessoal e social” refere Gaspar (2009, p.115), definição que serve de mote à exploração da temática - Gestão e mediação de conflitos em contexto escolar. Abordar o conflito é abordar a diferença individual e as formas de reação à divergência. As competências exigidas para a gestão e mediação de conflitos implicam esta assunção e a abertura à experimentação da vivência do conflito como algo normativo e subjacente à condição humana. A mediação de conflitos constitui-se como uma técnica de negociação colaborativa que convida a aplicação de competências socioemocionais por parte do mediador, elemento facilitador do processo transformativo do conflito. No contexto educativo, a escola encerra em si a responsabilidade de promover uma cultura de bem-estar e de saúde mental que poderá aliar ações preventivas como a criação de clube de mediadores entre pares. Paralelamente, o desenvolvimento profissional contínuo do docente convida à atualização de práticas educativas em torno da gestão e mediação de conflitos em contexto escolar. A abordagem da mediação na gestão de conflitos convida os docentes a atuarem como mediadores facilitadores na construção de soluções positivas e convergentes em termos dos interesses e necessidades comuns dos protagonistas de conflito. Não sendo elementos neutrais, constituem modelos de atitudes e de comportamentos que influenciam no seu dia-a-dia os seus alunos com posições e estilos de atuação na resolução de problemas. A mediação constitui-se como uma ferramenta na gestão pedagógica e relacional em sala, a par de permitir o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos seus intervenientes. São várias as definições de mediação que se encontram na literatura, das quais o que importa reter é que se constitui num processo social e comunicacional orientado para a mudança e ancorado no diálogo e na colaboração. A presente ação de curta duração confere, assim, a sensibilização para a temática reforçando o papel do docente como termóstato e facilitador de ambiente reparador e pedagógico.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
A ação que se apresenta tem como finalidade dotar os participantes com recursos e estratégias de gestão e mediação de conflitos que sustentem práticas de educação promotoras de cultura de paz. Objetivos gerais: • Identificar tipos de conflito, o ciclo do conflito, elementos de análise do conflito e estilos de abordagem ao conflito • Reconhecer técnicas de gestão de conflito e caracterizar a mediação como técnica de negociação colaborativa • Refletir sobre o papel das competências socioemocionais no contexto da mediação de conflitos em meio escolar
Conteúdos
Módulo 3 (4h) Mediação: enquadramento concetual Atividade: Simulação do processo de mediação Passaporte Mediador Dialógico: As competências-chave
Metodologias
Metodologias mistas, predominantemente ativas, com recurso a técnicas como: • Brainstorming. • Dinâmicas de grupo e jogos pedagógicos. • Debate.
Modelo
Questionário Final de Avaliação
Formador
Maria Joana de Santos Inácio Vicente