Sismologia - Aprender fazendo turma ACD 22/25
Apresentação
Enquadrado no programa de Sismologia na Escola, pretende-se apresentar um workshop prático direcionado aos currículos nacionais na área das geociências e geofísica com vocação multidisciplinar para a área da Física. As atividades práticas são fundamentais no processo de ensino-aprendizagem de estudo do meio / ciências / geociências, pois viabilizam uma aprendizagem ativa permitindo o desenvolvimento dos conhecimentos e capacidades de forma mais profunda e duradoira. As atividades apresentadas são simples e utilizam materiais acessíveis, sendo por isso fáceis de reproduzir e adaptar em sala de aula, podendo constituir uma boa prática, em conteúdos de estudo do meio / ciências / geociências de diferentes grupos pedagógicos com ligação multidisciplinar à área da Física.
Destinatários
Docentes dos grupos de recrutamento: 420, 510 e 520
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Utilizar processos científicos simples na realização de atividades práticas e experimentais; Privilegiar atividades práticas como parte integrante e fundamental do processo de aprendizagem; Adquirir uma visão global sobre a Sismologia relativamente a: • Ondas Sísmicas, • Magnitude, e Intensidade, • Zona de sombra; • Sismos e tsunamis e Mitigação do Risco; • A geração de sismos e o ciclo sísmico; • A imprevisibilidade de sismos e vulcões; • Construir melhor para mitigar o risco sísmico. • O magnetismo terrestre e a tectónica de placas; Reconhecer o contributo da ciência para o progresso tecnológico e para a melhoria da qualidade de vida; Manipular, imaginar, criar ou transformar objetos técnicos simples; Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para resolver situações e problemas do quotidiano; Centrar os processos de ensino nos alunos, enquanto agentes ativos na construção do seu próprio conhecimento; Promover uma abordagem integradora dos conhecimentos, valorizando a compreensão e a interpretação dos processos naturais, sociais e tecnológicos, numa perspetiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA); Valorizar a natureza da Ciência, dando continuidade ao desenvolvimento da metodologia científica nas suas diferentes etapas. Assumir atitudes e valores que defendam a implementação de medidas que visem promover a sustentabilidade do planeta Terra; Implementar investigações praticas, baseadas na observação sistemática, na modelação e no trabalho prático/experimental, para dar resposta a problemas relacionados com os materiais terrestres e diversidade de seres vivos.
Conteúdos
Atividade - "A máquina dos sismos" Atividade - "Vulcão Party Popper" Atividade - "Prédios oscilantes" Atividade - "A Terra magnética" Atividade -"A mensagem secreta" Atividade - "Ler os oceanos" Atividade – “Simular ondas sísmicas P, S e Superficiais “ Atividade – “Magnitude sísmica” Atividade – “Intensidade sísmica” Atividade – “Sismos e edifícios Atividade – “Zona de sombra” Atividade – “Liquefação - efeito de sítio”
Metodologias
Workshop Hands-on activity As atividades apresentadas são simples e utilizam materiais acessíveis, sendo por isso fáceis de reproduzir e adaptar em sala de aula, podendo constituir uma boa prática, em conteúdos de ciências/geociências de diferentes grupos pedagógicos. Apresentação teórica de suporte às atividades práticas e ao programa GEFO e recursos disponíveis.
Modelo
Questionário Final de Avaliação
Formador
Maria João Picado Pires Ribeiro
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 10-12-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |