425

Prevenção e controlo da indisciplina em sala de aula turma ACD 6/26

Apresentação

A indisciplina, manifestada de diversas formas, tem sido um problema frequente e crescente em muitas escolas, afetando a aprendizagem e o ambiente escolar. Os comportamentos indisciplinados para além de afetarem o desempenho escolar, cansam os professores, aumentam o stress e podem afetar a relação pedagógica. A formação inicial dos docentes muitas vezes é insuficiente para lidar com a complexidade da indisciplina. É necessário capacitar os professores com novas estratégias de gestão de comportamentos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial - exclusivamente para os docentes do Agrupamento de Escolas D. Maria II

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

• Dar a conhecer ferramentas e estratégias para prevenir e gerir a indisciplina de forma eficaz e construtiva. • Contribuir para a melhoria do clima escolar e, consequentemente, para a qualidade da aprendizagem. • Desenvolver competências socioemocionais nos alunos, como a comunicação não violenta e a resolução de conflitos, com impacto positivo no comportamento. • Fortalecer a parceria entre escola e família e promover a comunicação entre todos os membros da comunidade educativa.

Conteúdos

• Identificar diversas formas de indisciplina. • Identificar e analisar os fatores que promovem a indisciplina, como questões sociais, familiares, pessoais e pedagógicas. • Explorar técnicas como a definição de regras claras, a criação de vínculos com os alunos e a promoção de um ambiente de aprendizagem acolhedor. • Apresentar métodos para lidar com situações de indisciplina, incluindo técnicas de mediação, diálogo e comunicação não violenta. • Trabalhar o desenvolvimento da inteligência emocional dos professores e dos alunos, promovendo o autoconhecimento e a autorregulação.

Metodologias

• Utilizar dinâmicas de grupo, role-playing e discussões/reflexões para promover a participação ativa dos formandos. • Incluir exercícios práticos, estudos de caso e simulações para que os participantes apliquem as técnicas em situações realistas. • Procurar responder a perguntas como: “O que fazer para que as faltas de respeito não se tornem numa rotina?; “Até onde pode o professor ir em matéria disciplinar – o que pode e o que não pode fazer perante casos de indisciplina – e até que ponto são eficazes.”

Modelo

Questionário Final de Avaliação

Formador

Alfredo Jaime de Oliveira Leite

Susana do Céu Gonçalves Antunes de Freitas

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-01-2026 (Quinta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
Início: 29-01-2026
Fim: 29-01-2026
Acreditação: ACD 6/26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Agrupamento de Escolas D. Maria II - Sec. Gama Barros - Auditório (Pav B)

INSCREVER-ME