ARQUIVO

Ref. 13101/23 Arquivo

Registo de acreditação: ACD05

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 20-04-2023

Fim: 27-04-2023

Regime: e-learning

Local: Escola Secundária Miguel Torga

Formador

Joaquim António Mendes Trovão

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas Novafoco

Enquadramento

Nos últimos três anos, construímos e implementámos o projeto Laboratório da Era Digital (LED), no enquadramento da iniciativa associada aos ambientes educativos inovadores (AEI). Subjacente ao lema do projeto, KED a KED eu chego ao LED, estava a construção e desenvolvimento de atividades, planeadas em formato de Kit da Era Digital (KED). Os KED eram atividades de aprendizagem inovadoras que privilegiavam a utilização de Recursos Educativos Digitais (RED) nas salas de aula. Desta forma promovemos a utilização desses recursos, mas será esse o único fator a ter em conta quando pretendemos criar um AEI na sala de aula? Depois da experiência vivida no projeto “Laboratório da Era Digital” parece-nos importante mobilizar os professores para a transformação dos Ambientes Educativos Tradicionais (AET) (Cavadas & Correia, 2020), existentes em muitas escolas, no sentido de se renovarem e enquadrarem nos princípios dos Ambientes Educativos Inovadores (AEI) (OECD, 2017). Nesta fase, parece-nos importante criar Laboratórios Educativos Digitais 5.0, transformando os AET em AEI e adaptar não só o conceito de LED para LED 5.0, enquadrando-o na definição de sociedade 5.0 como o próprio lema para “KED a KED construímos o LED”, indo ao encontro do desenvolvimento das competências previstas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (ME/DGE, 2017) centrando o aluno num processo de construção do conhecimento. O KED passa a ser um modelo do planeamento dos cenários de aprendizagem assente nas 3 dimensões dos AEI. Ao assumirmos a conceção do modelo enquanto recurso facilitador do planeamento e da transição para os AEI, podemos caminhar para a construção de uma Escola que educa cidadãos para a Sociedade 5.0 e na qual se desenvolvem competências consideradas fundamentais na procura do bem-estar do ser humano, promovendo o quarto princípio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos (BCSD Portugal, n.d.).

Objetivos

Objetivo geral: - Construir um modelo de KED potenciador da mobilização dos professores para a transformação de AET em AEI. Objetivos específicos: - Construir ambientes de aprendizagem flexíveis e diversificados, que permitam a aprendizagem ativa e o envolvimento do aluno; - Proporcionar a criação de cenários de aprendizagem assentes em abordagens de aprendizagem ativas, colaborativas e transdisciplinares; - Promover o recurso a tecnologias digitais facilitadoras da prática pedagógica.

Conteúdos

Serão abordados os seguintes conteúdos: - Significado e características dos cenários de aprendizagem. - Características dos Ambientes Educativos Tradicionais e Ambientes Educativos Inovadores (Cavadas & Correia, 2020) - Os 3 pilares fundamentais dos Ambientes Educativos Inovadores: Espaço, Pedagogia e Tecnologia (Design FILS, 2019a; Novigado project, 2021); - 7 Princípios de Aprendizagem dos Ambientes Educativos Inovadores (OECD, 2017); - 4 Cs Learning Skills (Battelle For Kids, s.d.); - 7 dimensões do programa de liderança para uma educação integral (FESE, 2019); - O Inquérito da OCDE sobre Competências Sociais e Emocionais (OECD, 2021).

Metodologias

A Ação decorrerá em 2 sessões de 3 horas nas quais serão intercalados momentos de apresentação, criação, debate e reflexão. Numa fase inicial será apresentada fundamentação teórica que suporta o KED para posterior apresentação do potencial deste instrumento. Será posteriormente dada uma forte ênfase à aprendizagem ativa e ao trabalho colaborativo, com envolvimento dos participantes envolvidos na criação dos KED, em grupos reduzidos de 3 elementos, através de um trabalho colaborativo e, sempre que possível, transdisciplinar. Depois de construídos os KED, com recurso ao modelo facilitador, estes serão apresentados ao grupo turma, discutidos, melhorados e finalmente partilhados. Durante as sessões serão usados Recursos Educativos Digitais criados através de Ferramentas Digitais, evidenciando-se o potencial pedagógico das mesmas. Será realizada uma avaliação diagnóstica e uma avaliação final dos formandos através de um inquérito criado com a ferramenta Google Formulários.

Bibliografia

- Cavadas, B. & Correia, M. (2020). Conceções dos professores sobre Ambientes Educativos Tradicionais e Ambientes Educativos Inovadores. Rev.Int. de Form. de Professores (RIFP), . 5, 1-21, 2020. https://www.researchgate.net/publication/344047016 - Design FILS (2019). Diretrizes para Formadores de Professores em Salas de Aula Inovadoras. Designing Future Innovative Learning Spaces. Lisboa. http://www.ie.ulisboa.pt/download/output-2-formacao-de-professores-em-salas-de-aula-inovadoras-diretrizes-para-formadores - Design FILS (2019a). Quadro Metodológico para Formações Inovadoras na Sala de Aula. Designing Future Innovative Learning Spaces. Lisboa. http://www.ie.ulisboa.pt/download/output-1-quadro-metodologico-para-formacao-em-salas-de-aula-inovadoras - FESE (2019). Programa de liderança para educação integral (LEI) – Bases teóricas e domínios de ação. Fundação Europeia Sociedade e Educação. Madrid. Recuperado de https://www.wcdleadership.com/site/wpcontent/uploads/Documento-de-Bases-PT.pdf - Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Ministério da Educação/ Direção-Geral da Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf - OECD (2017). The OECD Handbook for Innovative Learning Environments. OECD Publishing. https://dx.doi.org/10.1787/9789264277274-en - OECD (2021). Beyond Academic Learning: First Results from the Survey of Social and Emotional Skills. OECD Publishing. Paris. https://doi.org/10.1787/92a11084-en - OECD (2021). Inquérito às competências sociais e emocionais (SSES): Sintra (Portugal). https://cloud.cm-sintra.pt/s/nRwQXg4KnNenKHK - Novigado project (2021). Guidelines in Learning Space Innovations, June 2021. https://fcl.eun.org/documents/10180/6262339/Novigado+Guidelines+PT/d9c8f354-1192-411c-8b07-4b55e4651dc1 - Novigado project (2020). Quadro de referência da aprendizagem ativa, Junho 2020. https://fcl.eun.org/documents/10180/5283670/O2-AL-framework-Summary_PT.pdf


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-04-2023 (Quinta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
2 27-04-2023 (Quinta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial

Ref. 12701/23 Arquivo

Registo de acreditação: ACD03

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 19-04-2023

Fim: 19-04-2023

Regime: Presencial

Local: Escola Básica Dr. António Torrado

Formador

Sara Maria Durães Gartner Velasco

Ana Patrícia Furtado do Canto

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores da Educação Especial;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas Novafoco

Enquadramento

A Natureza das Coisas é uma iniciativa do Plano Nacional das Artes. Este projeto tem um conjunto de ações para a aprendizagem, cujas tarefas são idealizadas a partir da descoberta do mundo natural. O contacto com a Natureza e com os seus eventos é importante para o desenvolvimento das crianças e para que aprendam a cuidar do meio envolvente. É mediante a experiência direta com o natural e o apelo ao saber sensitivo e conceptual, próprio das áreas da Educação Artística, que se pretende alcançar a compreensão do mundo e dos seus fenómenos. Deste modo, estão planeadas 3 Ações de Formação de Curta Duração, em sequência. A primeira sob a temática das Árvores, a segunda Azul na Natureza e a última com a Geometria na Natureza. Os temas que este recurso educativo apresenta permitem contemplar, observar o mundo que nos rodeia, inquirir sobre as suas relações das espécies, os problemas e a consciência ambiental, potenciando a sensibilidade estética, os processos criativos e a apresentação de ideias.

Objetivos

- Reforçar o desenvolvimento da Educação Artística, no âmbito da missão do Programa de Educação Estética e Artística. - Contribuir para os pressupostos doPerfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e para a convergência e a articulação das várias dimensões do desenvolvimento curricular da Educação Pré-Escolar e das Aprendizagens Essenciais do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. - Desenvolver um conjunto de referentes, através de atividades específicas, que promovam uma pedagogia centrada na pesquisa, na exploração e na experiência do mundo envolvente. - Promover metodologias de ensino inovadoras recorrendo a meios, materiais, dispositivos e instrumentos, com diversidade para favorecer ambientes enriquecedores de aprendizagem. - Produzir práticas pedagógicas inovadoras que valorizem o papel central da Educação Artística, no contexto escolar. - Valorizar o papel da Educação Artística como forte potenciador do desenvolvimento pleno do sujeito e nas relações com os outros.

Conteúdos

- Os objetivos da iniciativa A Natureza das Coisas. - Enquadramento no projeto a Caixa de Imagens do Mundo. - Colecionismo e conhecimento. - Colecionismo e aprendizagens. - Natureza e conhecimento. Natureza e desenvolvimento do sujeito pleno. - Conhecimento e valorização do mundo envolvente, para o desenvolvimento de uma consciencialização pessoal na preservação do ambiente e dos recursos naturais. - Processos de olhar e ver, de forma crítica e fundamentada, para o enriquecimento das experiências visual e plástica e para o desenvolvimento da sensibilidade estética e artística. - Espaços educativos estimulantes para o desenvolvimento de aprendizagens. - Recursos educativos para a sensibilização e aproximação a elementos do meio ambiente


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-04-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial

Ref. 12901/2023 Arquivo

Registo de acreditação: ACD02

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 05-04-2023

Fim: 05-04-2023

Regime: e-learning

Local: Online (link a ser disponibilizado pelas formadoras)

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas Novafoco

Objetivos

- Compreender o conceito de mindset, as suas implicações para a aprendizagem e como o nosso mindset influencia os nossos pensamentos e ações; - Distinguir mindset de crescimento e mindset fixo e o tipo de pensamentos associados a cada um; - Identificar formas de cultivar um mindset de crescimento nos ambientes de aprendizagem; - Conhecer e experimentar exercícios, atividades, atos de fala e recursos para promover ambientes favoráveis à aprendizagem; - Conhecer e explorar recursos pedagógicos, leituras e vídeos para crianças e jovens sobre o tema.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-04-2023 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Online síncrona

Ref. 12601/23 Arquivo

Registo de acreditação: ACD01

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 02-03-2023

Fim: 02-03-2023

Regime: Presencial

Local: Escola Básica 2/3 António Sérgio (decorreu no dia 23/02)

Formador

Ricardo Oliveira

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas Novafoco

Objetivos

- Promover uma literacia digital e o combate à desinformação nas salas de aula e nas escolas. - Analisar e avaliar a literacia digital na escola e na sala de aula: orientações concretas para professores. - Incentivar o desenvolvimento de práticas que contribuam para a promoção da literacia digital dos professores e dos alunos. - Fornecer orientações para a criação de um ambiente de aprendizagem propício a ajudar os alunos a adquirir literacia digital e a desenvolver as competências necessárias para se tornarem resilientes à informação errada, à má informação e, em especial, à desinformação.

Conteúdos

1. Desinformação a) Clarificação concetual b) Plano de Ação contra a desinformação 2. Cultura das redes sociais e da partilha 3. Fenómeno “Fake News” 4. Competências de literacia no combate à desinformação 5. Ferramentas digitais para detetar e combater a desinformação 6. Orientações pedagógicas de promoção à literacia digital


Observações

Esta ACD decorreu no dia 23/fev./2023.